Rosto

Tipos de limpeza de pele: veja como funcionam e os seus benefícios!

3 de fevereiro de 2020

Cuidar da pele é muito importante para mantê-la sempre fresca e livre de cravos e espinhas, e para isso a limpeza de pele é um dos tratamentos mais indicados. Ela serve para promover a renovação celular, eliminar impurezas e ainda faz parte do tratamento de pessoas que sofrem com acne.

O que muita gente não sabe é que existem vários tipos de limpeza de pele. Por isso, para ajudar a orientar você, reunimos aqui neste texto quais são os mais comuns. Assim vai ser bem mais fácil escolher o procedimento ideal para o seu caso! Leia e veja como escolher o melhor para você.

O que é uma limpeza de pele?

A limpeza da derme é um tratamento que busca remover as impurezas da pele e promover a renovação celular. Geralmente é realizada por um esteticista formado em cosmetologia e estética ou técnico da área.

Por meio dela você se livra daqueles pontinhos pretos que ficam acumulados especialmente no nariz. Também das espinhas e cravos brancos, aqueles que parecem bolinhas pequenas e deixam a pele áspera ao toque. Ao final do processo, sua pele vai estar higienizada, macia e cheia de viço.

Quando devo fazer uma limpeza de pele?

Isso vai depender do seu tipo de pele e do estilo de vida que você leva. As pessoas com peles oleosas em geral precisam fazer o procedimento com mais regularidade. Quem usa muita maquiagem, vive em locais quentes, sua bastante e até mesmo quem mora nas grandes cidades (com seus poluentes) também costuma necessitar de uma limpeza mais frequente.

Já aquelas pessoas que têm pele seca ou normal, cuidam bastante da derme e moram em locais mais frescos normalmente podem demorar mais para realizar o procedimento. Para saber se está na hora, é só se observar o aspecto de sua pele.

Se a pele ficou áspera, cheia de cravos e pequenas espinhas, marque um horário. Para ter uma estimativa, a frequência média ideal é de uma vez a cada 30 ou 40 dias. Dependendo do caso, pode ser realizada, em princípio, a cada 20 dias.

Quais são os benefícios desse procedimento?

Diariamente, somos expostos a uma série de poluentes. O escapamento dos carros, a poeira das fábricas e o acúmulo de oleosidade da pele, suor, resíduos de produtos e tantos outros que acabam obstruindo os poros e causando espinhas e cravos.

Agora imagine toda essa sujeira acumulada na sua pele. Algo bem ruim, não é mesmo? Para livrar você de tudo isso, a limpeza de pele é uma ótima solução. Ela vai remover todas aquelas impurezas, prevenir a formação de cravos e espinhas maiores, ajudar no controle da oleosidade e na renovação celular, bem como contribuir para o rejuvenescimento, principalmente se for associada a outros tratamentos.

No entanto, vale lembrar que, se você possui algum problema grave de acne, é importante consultar um médico antes de realizar a limpeza. Em alguns casos, pode ser que ela não seja recomendável. Se o processo inflamatório for intenso, o procedimento pode piorar a situação e ainda deixar o rosto muito marcado.

Como é feita a limpeza de pele?

Existem várias maneiras de fazer a higienização do seu rosto. No entanto, independentemente do tipo que será realizado, praticamente todos necessitam de algumas etapas básicas. A primeira delas é a lavagem. Ela é feita usando sabonetes e loções indicadas para o seu tipo de pele e garante que a área esteja limpa para receber o tratamento na sequência.

Em seguida é realizada uma esfoliação para remover as células mortas e impurezas superficiais. São usados produtos que trazem pequenos grânulos, com a ajuda de movimentos delicados e circulares. Há ainda a esfoliação química, mas ela só é empregada em alguns procedimentos bem específicos.

É chegada a hora de dilatar os poros. Há muitas maneiras de fazer isso. Uma das mais usuais é aplicar uma máscara bactericida e usar vapor. Esse artifício é essencial para facilitar a remoção dos cravos sem machucar o rosto.

Por fim, é feita a extração. Ela pode ser manual ou com o uso de aparelho de sucção. É conveniente o uso de luvas e técnicas específicas para não ferir a pele. No caso de cistos, deve ser empregada uma agulha bem fina e esterilizada, que deve ser descartada após o uso. É usado um aparelho para ajudar na cicatrização e evitar que a região inflame, faz-se uma massagem e é aplicada uma máscara facial.

Quais os principais tipos de limpeza de pele?

Há muitas maneiras de realizar procedimentos de limpeza de pele. Alguns são mais suaves e superficiais, enquanto outros são realmente profundos. Quer conhecer melhor quais são os principais tipos? Veja a seguir.

Extração manual

Esse é o tipo mais simples e comum de limpeza de pele. Você vai higienizar a pele, fazer a dilatação dos poros com vapor, remover as impurezas com as mãos ou extratores manuais e realizar a finalização com a alta frequência e a máscara.

Francesa (manual)

Esse tipo ajuda na remoção de cravos abertos ou fechados, de células mortas e de miliuns. Auxilia na manutençao de uma pele mais saudável e macia.

Profunda

Ajuda na remoção das impurezas, cravos e espinhas da pele, por meio de etapas que passam pela higienização local, esfoliação, remoção das lesões e posterior hidratação. Ajuda também a equilibrar a oleosidade da pele. Esse ritual pode ser mensal ou a cada 60 dias.

Ultrassônica

Procedimento estético que parece com um peeling suave, feito com um equipamento que emite uma corrente ultrassônica de vibrações de alta frequência. Ajuda a remover as células mortas e impurezas nas camadas mais superficiais da pele, além de rejuvenescer, regenerar e melhorar a circulação do local. 

Hidrossucção

Para esse tipo é realizado o mesmo procedimento de uma limpeza de pele convencional. No entanto, ao invés de a extração ser realizada com as mãos, é usado um aparelho que suga os cravos e impurezas. Embora seja menos dolorida, a desvantagem é que os cravos muito profundos não serão removidos.

Vale observar que a drenagem ou massagem facial e o uso de máscaras estão entre os principais tratamentos associados que potencializam o efeito da limpeza de pele. Pode ser muito conveniente investir nessas opções em paralelo.

A limpeza de pele garante a higiene, a vitalidade e o frescor do seu rosto. Além disso, ajuda a amenizar os poros dilatados e linhas finas, dentre outros benefícios. Vale observar que, após a realização do procedimento, é importante usar protetor solar com proteção acima de 30 FPS e evitar a aplicação de maquiagem e produtos abrasivos.

Lembre-se que a pele estará sensível e precisa de tempo para se recuperar. Tirando isso, é só continuar seus cuidados habituais de limpeza e hidratação e aproveitar os resultados de uma boa limpeza de pele. Você verá como vai se sentir até mais leve!

Está esperando o quê para marcar a sua? Confira no Mais Bonita promoções de limpeza de pele com descontos e parcelamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Canoas.