Na busca por um momento relax, banho de floresta é tendência de wellness

A ideia pode soar estranha, mas é exatamente isso que tem feito sucesso no Japão e na Califórnia

agência epohke

Pixabay

Todo mundo sabe que quando precisamos descansar e ter um momento relaxante, alguém sempre dá a sugestão de passar um tempo em meio a natureza, desconectado das preocupações da cidade. Mas imagine se isso virasse quase um terapia, algo corriqueiro para desestressar sempre que necessário? Pois é isso que está acontecendo no Japão e na Califórnia neste exato momento, e recebeu o nome forest bathing, ou “banho de floresta”.

Se você está na dúvida sobre como isso funciona na prática, o dr. Qing Li, médico e autor do livro “Forest Bathing – How Trees Can Help You Find Health and Happiness”, explica. “Primeiro ache um lugar. Deixe celular e câmera longe. Você vai caminhar devagar e sem destino; você não precisa de nenhum aparelho, seu corpo será seu guia. Ouça seu corpo e lhe dê seu tempo. Não importa se você não chegar a lugar nenhum. Você está apenas saboreando os sons, cenas e cheiros da natureza e deixando a floresta ‘entrar’”, detalha o médico em seu livro.

A proposta é apenas ficar na floresta por algum tempo, sem outras distrações ou contato com o mundo exterior. Depois de surgir no Japão, a técnica de wellness chegou a Califórnia, país famoso por lançar esse tipo de tendência. Se você está pensando que é besteira, atualmente existem inclusive “terapeutas de floresta” certificados e especializados em guiar a prática. O negócio é mesmo sério!

Para quem não gosta de ficar parado, é possível aproveitar o tempo em meio a natureza para desenvolver outras atividades como ioga, meditação, aromaterapia e até cerâmica e pintura. Qing Li ainda garante que com bastante prática, dá até para praticar o banho de floresta sem nenhuma árvore por perto. Se funciona mesmo ou não, vai de cada um acreditar! Sem dúvida é uma técnica curiosa para escapar da vida na cidade!

Via: Marie Claire