Corpo Mais recentes

Veja dicas importantes para tratar e prevenir as queimaduras por exposição ao sol

23/02/2017

Esquecer o protetor solar, infelizmente, não é algo tão incomum para quem escolhe aproveitar as férias na praia. Todo mundo já passou por essa situação, geralmente no primeiro dia do veraneio. O resultado? Um quadro grave de queimadura de pele. Se o mais indicado é sempre a prevenção, com o uso de protetores solares eficientes, e o cuidado com os horários, o que fazer quando a pele já apresenta os dolorosos efeitos de um turno inteiro de exposição ao sol forte? Segundo a professora do curso de Estética e Cosmética da Fadergs, Cláudia Carpes, algumas medidas simples podem auxiliar em uma recuperação mais eficiente.

“Se a queimadura já aconteceu, aconselha-se tomar banho com água fria e usar um sabonete neutro na higienização. Também devemos evitar o uso de esponjas na limpeza do corpo, já que a pele está muito sensível”, destaca. Após o banho, hidratantes à base de ureia e vitamina E em abundância, cremes e sprays de aloe vera, um ótimo hidratante e cicatrizante natural, são as dicas para iniciar o tratamento. Para o alívio da dor, o indicado é realizar algumas compressas de água fria. A curiosidade fica por conta das loções utilizadas em queimaduras e assaduras de bebês, que também são eficientes no tratamento da pele debilitada.

A recuperação pode levar de dois dias até três semanas. Em casos mais leves, os sintomas são de vermelhidão, com presença de inchaço e dor, com a pele ficando um pouco escura e ressecada após o quadro.  Já em queimaduras de segundo grau, acontece a lesão das camadas mais superficiais da pele, com o possível surgimento de bolhas e a posterior descamação, o que pode exigir acompanhamento médico.

Uma dica importante é ficar atenta aos locais do corpo que são mais suscetíveis à exposição solar, como o couro cabeludo, as coxas, o dorso dos pés, rosto e ombros – reforce a proteção nessas partes! Com os cuidados certos, dá para passar o verão aproveitando o litoral numa boa!