Corpo Mais recentes

Entenda o que são os nutricosméticos e quais benefícios eles podem trazer para a sua vida!

21/02/2017

Ainda que muita gente se preocupe com o corpo, a pele e a saúde, sempre existe uma maneira de dar uma turbinada nesses cuidados. Foi para isso que surgiram os nutricosméticos, pílulas que contém doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que visam repor possíveis deficiências causadoras de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos.

Em geral são produtos seguros, mas sempre devem ser prescritos pelo médico, que vai levar em consideração outros problemas de saúde que cada paciente possa ter. Se consumidos em excesso, podem causar hipervitaminose, como no caso das vitaminas, ou coloração alaranjada da pele, como no caso dos carotenoides. Vale lembrar também que as cápsulas são um complemento da rotina de beleza, ou seja, a pílula antigordura, por exemplo, ajuda a acelerar o me­ta­bolismo e, assim, diminui medidas. Mas, para reduzir pra valer o peso na balança, é necessário associá-la a dieta e ginástica. O nutricosmético não serve como tratamento único e completo. Não existe milagre!

As contraindicações são poucas, mas existem. Gestantes e lactantes não devem consumir nada sem antes ouvir o médico. Se você for alérgica a algum dos componentes da fórmula, fuja da pílula. Também é importante também consultar um especialista em caso de doenças renais crônicas, hipertensão ou diabetes.

Faça ainda os exames necessários para saber quais são as deficiências nutricionais que estão comprometendo a sua beleza, já que essa análise afasta o risco de sobrecarregar o organismo com o uso inadequado de alguma substância, que pode acabar piorando o que era para melhorar. Ah, e vale lembrar: utilizar um nutricosmético para cuidar da pele e outro para o cabelo, por exemplo, não é proibido – tudo isso, claro, desde que tenha a indicação do médico.

A Marie Claire separou algumas substâncias presentes nos nutricosméticos e suas finalidades. Já dá para saber um pouco do que você mais precisa!

1. Colágeno: Indicado para pessoas que apresentam flacidez precoce. Ele age para melhorara firmeza da pele.
2. Licopeno: ele ajuda na proteção da pele em relação aos raios solares. Indicado para pessoas que sofrem muita exposição solar, pessoas que praticam esportes ao ar livre, pessoas que gostam de sol.
3. Resveratrol: ela ajuda a evitar a produção de radicais livres e é bastante indicado para atletas.Também evita o envelhecimento precoce.
4. Astaxantina: é usada no tratamento de retenção de líquido, ela melhora a circulação e é indicado para pessoas que tendem a ficar muito inchadas.
5. Ceramidas: é usada no tratamento de pele seca, melhora a hidratação natural da pele.
6. Ácido Hialurônico: hidratante mais potente e reestruturador da pele. Indicado pra quem está apresentando precocemente rugas finas.
7. Vitamina C: é indicado para pacientes com tendência a manchas e também age diminuindo os radicais livres.
8. Vitamina D: melhora a imunidade da pele, deixa mais resistente a infecções, etc.
9. Biotina: ajuda no tratamento de queda de cabelo e fortalecimento das unhas.
10. Zinco: é usado no tratamento de seborreia, cabelo oleoso e pele oleosa.

Lembre-se que uma alimentação balanceada é sempre a melhor escolha para manter a saúde em dia, bem como uma vida saudável . Mas, se precisar de uma ajudinha extra, conte com os nutricosméticos!

Fonte: M de Mulher e Vogue