Mais recentes Rosto

O verão chegou: aprenda a maneira correta de aplicar o protetor solar

27/12/2016

O verão está aí, e finalmente chegou o momento de aproveitar o melhor que essa estação oferece: Sol, praia e piscina. Mas para poder curtir tudo numa boa, é preciso não se descuidar da proteção. O protetor solar é essencial para que os raios solares não nos atinjam com tanta intensidade, garantindo assim uma pele protegida e um bronzeado saudável.

Segundo dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil responde por 23% do mercado de protetores solares do mundo, o que é um bom número. Mas apesar do consumo disseminado do produto, especialistas alertam que a maioria das pessoas não usam a proteção de forma adequada e continuam parcialmente vulneráveis aos efeitos nocivos do sol.

Entre os principais erros está usar uma quantidade menor do que a indicada, não reaplicar o protetor periodicamente, esquecer de passar em determinadas áreas do corpo expostas ao sol e escolher um produto com FPS menor do que o recomendado. A pesquisa da Mintel aponta, por exemplo, que só 39% dos brasileiros afirmam que usam o FPS mais correto para suas peles.

Escolhendo o protetor
Para escolher o protetor solar facial de uso diário é preciso levar em conta o tipo de pele: há produtos destinados a peles mais oleosas ou mais secas, por exemplo. Quando a exposição ao sol for intencional – como na praia ou na piscina – o fator de proteção solar (FPS) deve ser de, no mínimo, 30.

Protetores solares com cor ou bases com protetor solar podem aumentar a adesão ao produto para pessoas que costumam usar maquiagem. Outra vantagem é que além de ter a proteção, eles também fornecem uma uniformização da pele e geralmente também têm uma cosmética muito boa.

No caso de pessoas que já têm histórico familiar ou pessoal de doenças na pele provocadas pelo sol, o ideal é procurar um dermatologista para que ele possa ajudar na escolha do protetor solar mais adequado.

Quantidade certa
Especialistas recomendam usar o protetor solar em todas as áreas expostas. No dia a dia, por exemplo, rosto e braços devem ser protegidos.

Quando houver uma exposição intencional, como quando se vai à praia ou à piscina, a forma correta de usar o protetor solar é aplicar duas camadas do produto em todo o corpo ou uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço; duas colheres de chá para frente e trás do torso; uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna. As recomendações são do Consenso Brasileiro de Fotoproteção, lançado em 2013.

O protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada duas horas enquanto se estiver exposto. E lembre-se: o protetor deve ser usado em qualquer horário do dia, mesmo em dias nublados.

Entenda o FPS (fator de proteção solar)

Se o FPS for 30, significa que o produto protege 30 vezes mais o tempo em que a pessoa se bronzearia. Exemplo: se ela fica vermelha após 10 minutos no sol sem protetor, com o protetor ela ficaria protegida por 5 horas.

Pronto, agora é só curtir o verão com muita saúde! Cuide-se e aproveite!

Fonte: G1