Mais recentes Rosto

Confira dicas para controlar a oleosidade de pele durante o verão

17/12/2016

É só os dias mais quentes chegarem para a gente reparar que a pele começa a ficar mais oleosa, não é mesmo? E para quem já sofre do problema, ele só agrava com a chegada do verão. Mas tudo tem uma explicação: a oleosidade aparece nessa época do ano como uma defesa do organismo ao calor, já que o sebo aumenta pela maior exposição aos raios solares. Para o organismo, essa oleosidade funciona como uma barreira para o sol e uma proteção para a perda da hidratação da derme. Apesar de ser uma defesa natural, muitas pessoas se incomodam com o aspecto do rosto durante os dias quentes. A boa notícia é que com alguns truques é possível tratar a pele e passar um verão livre de oleosidade! Veja as dicas simples que separamos abaixo:

Lave o rosto corretamente
Lavar o rosto com sabonete específico ajuda a eliminar a oleosidade, mas é preciso ficar atenta ao efeito rebote. O ideal é lavar apenas duas vezes ao dia, para evitar que a pele produza mais oleosidade para compensar o ressecamento causado pelo excesso de limpeza, deixando a rosto com aspecto gorduroso. Depois da água e sabão, tonifique e hidrate, para um resultado completo.

Use protetor solar
O filtro solar tem importância durante todo o ano, mas no verão, a incidência dos raios do sol é maior, por isso é fundamental não economizar no produto para ter uma pele linda, mesmo no calor.

Aposte em maquiagens mais leves
Maquiagem pesada não combina com altas temperaturas. Aposte nas versões suaves de maquiagem como o B.B. Cream ou um protetor solar colorido. Isso evita que a maquiagem “derreta” com a transpiração, e evita o surgimento da oleosidade como resultado dos poros obstruídos pela base, corretivo e outros produtos.

Cuide da pele
Cuide da pele além da lavagem com sabonete específico para o rosto. Aposte em esfoliações a cada 15 dias, para retirar impurezas ou células mortas e use cremes hidratante. Lembre-se que oleosidade não é o mesmo que hidratação, porque o sebo age na área externa da derme, enquanto os tratamentos e cremes funcionam nas camadas mais profundas. Evite tratamentos mais profundos, como o peeling, porque a pele pode manchar pelo sol forte da estação.

Use creme noturno para o rosto
Os cremes noturnos fazem a diferença durante o verão, porque agem quando a temperatura está mais amena. Aposte em hidratações mais potentes e ativos que “despertam” a pele, como a cafeína. Para quem já usa produtos anti-idade, escolha as fórmulas em séruns e cremes que contribuam para a elasticidade da derme sem manchar pela incidência do sol.

Vale lembrar que sempre é bom procurar um dermatologista caso seu problema persista. Mantenha a saúde sempre em dia!

Fonte: Beleza Extraordinária