Corpo Mais recentes

Quer comer menos durante o dia? Comece a consumir os alimentos certos no café da manhã!

23/10/2016

O café da manhã é conhecido por ser a principal refeição do dia, mas mesmo assim muitas vezes ele é esquecido. Bons alimentos que servem para iniciar as nossas atividades diárias devem fornecer nutrientes, vitaminas e minerais ao nosso organismo, enquanto fazem com que as funções vitais funcionem de forma normal. Muitas pessoas que não adotam a estratégia de consumir um desjejum de qualidade acabam sentindo fome durante o resto do dia e, por consequência, exagerando nas outras refeições. Para que isso não aconteça, um nutriente que precisa estar presente no café da manhã é a proteína, pois atualmente se sabe que ela pode ajudar a controlar a fome durante o dia.

agência epohke, café da manhã, proteína, consumo, alimentação

Getty Images

E claro que existe uma explicação científica para isso. Em um estudo realizado e publicado no “International Journal of Obesity”, foram comparados os benefícios de um café da manhã tradicional, composto de sucos e cereais, comparado a um café da manhã hiperproteico, com leite, ovos, carne magra e iogurte.

Foram recrutados jovens com sobrepeso e que não tinham o hábito de tomar café da manhã. Eles foram divididos em três grupos: o primeiro não realizava o desjejum, o segundo tomava o café da manhã tradicional, que continha 13g de proteína, e o terceiro ia com o café da manhã hiperproteico (com cerca de 35g de proteína). O período experimental do estudo durou três meses, e os resultados mostraram que o grupo que passou a tomar um café da manhã rico em proteína reduziu o consumo de calorias ao longo do dia e controlou melhor os níveis de glicemia.

A explicação é que a digestão e absorção das proteínas é mais lenta do que a de outros nutrientes, e o organismo se mantém satisfeito por mais tempo. Vale a pena começar a investir e pensar no que consumimos durante essa refeição tão importante. Ah, e não deixe de procurar a ajuda de um profissional para saber qual dieta é mais adequada para o seu corpo. Faz toda a diferença!

Fonte: Bodytech