Beleza

Botox: o preferido contra rugas

06/06/2016

Comumente confundido com preenchimento, o botox é um dos tratamentos mais queridos entre as mulheres e os motivos são muitos. Conversamos com as Dras. Andrea Gomes e Camila Azevedo, que tem ótima experiência na aplicação da toxina.

Usados para tratamentos diversos, como sudorese e bruxismo, a toxina butolínica é uma substância derivada de uma bactéria (clostridium botulinum), que tem o poder de paralizar a musculatura responsável pelas chamadas rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que fazemos ao nos expressarmos ou como reação à luz forte.

Foto: Reprodução/MBPM

Foto: Reprodução/MBPM

Sua aplicação é feita com agulha descartável bem fininha em músculos específicos. As injeções agem bloqueando a transmissão de estímulos nervosos, enfraquecendo os músculos, de modo que não se contraiam parcial ou totalmente. O procedimento leva de 20 a 30 minutos, incluindo avaliação prévia, onde serão detectados possíveis contra indicações. A toxina reduz ou elimina as linhas de expressão e rugas da testa, glabela (região compreendida entre as sobrancelhas), olhos e pescoço.  

O tratamento dura de 3 a 6 meses, dependendo muito da mímica facial e da paciente.  Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento não vicia. A verdade, é que depois de constatado o benefício, as clientes ficam ansiosas para fazer mais vezes.

Muitas pessoas ficam em dúvida de quando começar a fazer botox. Na maioria dos casos, os pacientes procuram o tratamento por volta dos 30 anos, quando as rugas estáticas começam a ficar mais marcadas. No entanto, há casos onde a pessoa mesmo jovem, franze muito a testa ou glabela, às vezes de forma involuntária, e essas rugas ficam evidenciadas precocemente. O botox é muito eficaz nestes casos, sendo um excelente tratamento preventivo.

O nome Botox é registrado pelo laboratório Allergan e popularizou o nome da toxina butolínica por ser o primeiro a ser lançado – como o Cotonete para hastes com algodão. A mesma substância tem versões diversas e muito seguras, sendo os mais comuns o Dysport, Xeomin e Butolift, todos eles aprovados pela ANVISA.

Reprodução cnbc.com

Reprodução cnbc.com

O melhor deste tratamento é sua aplicação não interrompe sua rotina, pois não requer repouso, anestesia ou outros cuidados mais trabalhosos. O desconforto da aplicação é tolerável, podendo deixar pequenos pontinhos avermelhados ou hematomas após aplicação, caso algum vasinho seja rompido.

Confira pacotes com preços muito atrativos para aplicação de botox do nosso site clicando aqui. Lembrando que, se na consulta, for constatado que o botox não é indicado para o seu caso ou que há alguma contra indicação, o site reembolsa integralmente o valor pago.